O amor é um dos sentimentos mais fascinantes da experiência humana, capaz de transformar vidas e inspirar grandes histórias. A frase não é de nenhum poeta, de nenhum sonhador, ou de um romântico inveterado. Também não é de nenhum trovador, seresteiro ou cantador. Não é nenhum poema da obra Marília de Dirceu, em cartas do inconfidente preso, Tomás Antônio Gonzaga, para sua amada Maria Doroteia. Ela vem da neurociência, que com seus avanços tem desvendado os mistérios por trás desse fenômeno, revelando como o cérebro reage química e psicologicamente quando estamos apaixonados, o que acontece no nosso corpo e mente quando o coração dispara.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo artigo publicado no Correio Braziliense, quando nos apaixonamos, o cérebro libera uma enxurrada de neurotransmissores, como a dopamina, que gera a sensação de euforia, e a ocitocina, conhecida como o “hormônio do amor”. Essa ativação cerebral é tão poderosa que, conforme pesquisas da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, estar apaixonado pode reduzir a percepção de dor, funcionando como um analgésico natural.
A conexão emocional com outra pessoa reduz o estresse e aumenta a resiliência. O amor não é apenas uma emoção, mas um impulsionador da saúde psicológica, uma força biológica e cultural. Ele nos conecta, nos transforma e, segundo a neurociência, é essencial para a nossa sobrevivência como espécie. Apaixonar-se é, portanto, uma experiência que une ciência e emoção de maneira única.
O amor é tudo. Para o pintor é sua tela, para o poeta sua rima, para o peregrino o caminho, para a criança o colo de mãe, para o doente é a cura, para o semeador a colheita, para o escritor é a palavra, para o pescador é o peixe, para o navegador dos mares revoltos da vida é a luz, a estrela guia. A jornada terrena traz oportunidades, desafios, e até provações, mas o amor será sempre a possibilidade de nos dar força e ânimo para enfrentar todas as vicissitudes.
Então, apaixone-se por alguém, por uma causa, pela vida, libere seus melhores sentimentos, viva suas melhores emoções, porque, como diz a música, “cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz”. Agora e depois.
Governo gaúcho adia solução para ponte na RSC-287
Reunião do Comitê de Acompanhamento Permanente das Obras da RSC-287, coordenada pelo deputado estadual Valdeci de Oliveira, na Assembleia Legislativa, terminou sem a resposta que a maioria esperava. A expectativa era de confirmação do início da reconstrução da ponte sobre o Arroio Grande ainda em julho, promessa feita em maio pelo governador Eduardo Leite. No entanto, o secretário Estadual de Reconstrução, Pedro Capeluppi, foi à reunião para dizer que os trabalhos começarão em agosto. A principal preocupação dos vereadores Marcelo Zappe Bisogno, Sid Pereira e Guilherme Badke, que participaram da reunião, é pela falta de projeto técnico para o início das obras. Sem projeto, não tem obra. A cobrança na praça de pedágio do distrito de Palma também continua sendo questionada.
São Braz: 30 anos de missão
A comemoração dos 30 anos do (quase) Zoológico São Braz foi um justo reconhecimento a um trabalho de preservação animal e ambiental. Santos Braz encontrou neste projeto uma verdadeira missão. Sua transformação oficial em zoológico depende de pequenos ajustes e adequações legais, mas é certo que acontecerá. O São Braz ainda precisa ser mais conhecido em sua própria casa. Dos 40 mil visitantes na alta temporada, 90% vieram de fora de Santa Maria. Apoiar e divulgar o que temos aqui é também função do Poder Público, através de seus setores competentes.
Comunidade vai à CPI da (falta de) Água
Moradores da Nova Santa Marta estão elaborando um abaixo-assinado para ser encaminhado à CPI da Água, da Câmara de Vereadores de Santa Maria. O objetivo é questionar a Corsan sobre a frequente falta de água na região “mas com a cobrança de fatura alta”. A comunidade quer isenção de pagamento dos dias em que faltou água, como aconteceu em junho. A esperança é que a Comissão possa ajudar a abrir as torneiras da contrapartida aos serviços não prestados e do preço justo da tarifa.
Perau sem data
Licitação para as obras de contenção e de recuperação da estrada do Perau, ligando Santa Maria a Itaara, ainda não tem data certa para acontecer. A prefeitura informou que estão sendo realizados “trabalhos internos para a efetivação do projeto para contratar empresa”. Tomara que os prazos não sejam perdidos, e nem o último valor orçado , e já aprovado pelo governo federal, de mais de 23 milhões de reais.
Pátio Rural e o tempo
Nova data para realização do Pátio Rural ainda não foi marcada. O secretário Éwerton Falk informou que a decisão deve ser tomada até o final da primeira quinzena de agosto, levando em conta as condições climáticas.
Mega show no Parque da Medianeira
Em parceria com o Sesc, a prefeitura de Santa Maria acertou para 15 de agosto um grande espetáculo com Délcio Tavares e Banda na Basílica da Medianeira. Serão mais de 50 músicos no palco, para inauguração do Parque. O evento terá investimento do Sesc e infraestrutura do município.
Tonetto Internacional
O lançamento do novo livro do advogado e escritor Daniel Tonetto, dia 5 de agosto, das 9h às 20h, na sede da APUSM, terá caráter social. A cada 2 livros vendidos serão doados 2 kgs de alimento a pessoas necessitadas. A Apusm, parceira do evento, também fará distribuição de gêneros alimentícios. Portugal, França e Espanha deverão ser os próximos destinos do livro A Cor que nos Separa.
A vida continua, nesta e em outras dimensões!